sexta-feira, 25 de março de 2011

TSE diz que mudanças da Ficha Limpa não são imediatas



O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski, lembrou que os eleitos que haviam sido barrados pela Lei da Ficha Limpa não tomarão posse imediatamente.

"Cada processo tem um estágio de andamento diferenciado. Inclusive é preciso verificar se o caso daquele recurso se enquadrar ou não na Lei da Ficha Limpa. É um processo que demorará um certo tempo, não será imediato", afirmou o ministro.



Ele afirmou que esses barrados terão que fazer um pedido para Justiça Eleitoral, que irá recalcular o quociente eleitoral e proclamar o resultado.
Depois, será preciso fazer um pedido no Congresso ou nas Assembleias para a diplomação e posse.

Por 6 votos a 5, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que a Lei da Ficha Limpa não vale para as eleições de 2010. A decisão aconteceu depois que o ministro Luiz Fux, empossado há cerca de um mês, desempatou a questão.

"O Supremo não se posicionou sobre a constitucionalidade da lei. Essa constitucionalidade da lei referente aos seus vários artigos poderá vir a ser questionada futuramente antes das eleições de 2012", disse Lewandowski, reafirmando que a norma está em vigor.

O tribunal entendeu que a regra não poderia valer porque entrou em vigor um ano antes das eleições. A Constituição estabelece um período de um ano de antecedência para as mudanças das regras eleitorais.

Ele lembrou que o impedimento da candidatura para quem renunciou para escapar da cassação já recebeu 6 votos a favor no STF mesmo quando tinha 10 ministros na sua composição.

"É possível que no futuro haja uma mudança na Constituição do TSE e do STF e esse entendimento possa eventualmente ser revisto."

Fonte: Folha.com http://bit.ly/huJWQ3 

terça-feira, 22 de março de 2011

quarta-feira, 16 de março de 2011

Reeleito com 130.865 votos, deputado Samuel inicia segundo mandato como líder do governo


Ao lado dos demais 93 parlamentares, o deputado estadual Samuel Moreira tomou posse na Assembleia Legislativa de São Paulo nesta terça, 15 de março. Antes e logo após a cerimônia no plenário, o deputado Samuel recebeu em seu gabinete os cumprimentos de prefeitos, vereadores e lideranças políticas e comunitárias. Líder do governo na Casa, indicado diretamente pelo governador Geraldo AlckminSamuel Moreira inicia o segundo mandato após receber 130.865 votos, nas eleições de outubro de 2010.
Cerca de 30 minutos depois de encerrada a cerimônia de posse dos 94 parlamentares paulistas, o plenário iniciou a votação para eleição da mesa diretora da Assembleia. O deputado Barros Munhoz, também do PSDB, foi reconduzido ao cargo de presidente do legislativo.


BREVE HISTÓRICO
Samuel Moreira chegou à Assembleia Legislativa em 2007, após receber mais de 109 mil votos. No mesmo ano, foi indicado vice-líder do governo e membro efetivo das comissões permanentes de Relações do Trabalho (CRT) e de Finanças e Orçamento (CFO). Em março de 2008 foi eleito líder da bancada do PSDB na Casa, função para a qual foi reeleito, por unanimidade, em 2010.
No ano passado, o deputado Samuel Moreira presidiu a CPI da Bancoop, Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou denúncias de fraudes e desvio de dinheiro na Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado de SP (Bancoop).
  • Samuel Moreira da Silva Jr. nasceu em Governador Valadares (MG), em 9 de fevereiro de 1963
  • Engenheiro civil
  • Trabalhou na Superintendência de Desenvolvimento do Litoral Paulista (Sudelpa)
  • Em 1988, ingressou na Sabesp, onde ocupou cargos de engenheiro e de gerência, até assumir a Superintendência da Sabesp na região de Registro, no Vale do Ribeira
  • Foi prefeito de Registro, no Vale do Ribeira, por oito anos (1997-2004), pelo PSDB
  • Com 87,5% de aprovação, foi escolhido o melhor prefeito do estado de São Paulo, de acordo com pesquisa da revista Isto É, realizada em 2000.
  • Presidiu a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul e o Consórcio de
  • Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (Codivar)
  • Em 2001, foi nomeado pelo então governador Geraldo Alckmin, membro do Conselho de Administração do CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal)
  • Em 2005, convidado pelo então prefeito José Serra, Samuel Moreira assumiu a Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste da Capital
  • Em 2006, foi eleito deputado estadual, com 109.225 votos
 (fonte http://www.samuelmoreira.com.br/)

Samuel Moreira e Romildo Jr
ALESP - 15.03.2011

quinta-feira, 3 de março de 2011

Confira alteração na lista dos Deputados Estaduais Eleitos por São Paulo

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) retotalizou, pela quarta vez, o resultado das eleições 2010 no Estado, na noite de ontem. A retotalização provocou alteração no quociente eleitoral e na distribuição das vagas para deputado estadual.

O candidato a deputado estadual João Carlos Caramez (PSDB/DEM), com 98.709 votos, passa à condição de eleito. Geraldo Antonio Vinholi (PSDB/DEM), com 62.580 votos, passa novamente à condição de não eleito e volta a ocupar a 1ª suplência de sua coligação.

João Caramez - mais novo Deputado do PSDB de São Paulo


Caramez conseguiu uma liminar no TSE, concedida pelo ministro Aldir Passarinho Junior, para ser empossado na Assembléia Legislativa em 15 de março. O julgamento do recurso ainda não terminou. O deputado, que teve sua votação considerada nula porque seu registro de candidatura foi negado pelo Tribunal paulista em razão da Lei da Ficha Limpa, tem agora seus votos validados.
Por sua vez, Vinholi havia voltado à condição de eleito na última retotalização, em 16 de dezembro do ano passado, alterando sua situação de 1º suplente dada pela retotalização de 10 de dezembro (segunda realizada pelo TRE).

Com essa nova totalização, o quociente eleitoral para o cargo de deputado estadual passou de 227.319 para 228.767 Como ainda existem recursos a serem julgados no TSE, poderá haver outra retotalização e nova alteração dos dados divulgados.

Confira a lista atualizada dos eleitos (a posse acontecerá no dia 15.03.2011):




fonte: TRT/SP

Líder do governo, deputado Samuel recebe vereadores de Juquitiba


deputado estadual Samuel Moreira, líder do governo na Assembleia Legislativa, recebeu, nesta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, a visita da presidente da Câmara de Juquitiba, vereadora Ângela Maria Bressali, do vereador Francisco Victorino (Chiquinho) e do assessor jurídico do legislativo municipal, Romildo Andrade de Souza Juniorr.

As lideranças de Juquitiba cumprimentaram o deputado Samuel pela indicação para a liderança do governo na Assembleia,  atendendo convite feito pelo governador Geraldo Alckmin. Eles também entregaram ao parlamentar um ofício com reivindicações de melhorias para o município, assinado ainda pelos vereaodres Dorvalino Dias da Silva, Gilsinei Domigues da Paz e Ana Saleti Leite. Entre as solicitações, está a liberação de recursos para reforma e iluminação do campo de futebol no bairro Palmeirinha.


Inácio - Romildo Jr - Vereador Chiquinho - Deputado Samuel Moreira - Ver. Presidente Angela Bressali